Ensaio Fotográfico: 12 Lugares incríveis em Salvador

LUGARES EM SALVADOR PARA FAZER FOTOS

Com tanto lugar incrível para fazer um ensaio fotográfico em Salvador você ainda não decidiu? A cidade realmente é linda demais, e não é à atoa que é uma das capitais mais visitadas do Brasil por turistas de todos os países. São vários lugares para você fazer fotos, vamos conferir?

1. PELOURINHO

O Centro Histórico é um dos principais cartões postais da cidade de Salvador, e um ótimo lugar para fotografar. O Pelourinho se destaca pela diversidade de cores e pela bela arquitetura, e claro que não posso deixar de mencionar que é um lugar muito rico em cultura. Considerado Patrimônio Histórico pela Organização das Nações Unidas, o Pelourinho possui muitos restaurantes, boutiques e praças, é necessário um bom tempo de sobra para explorar toda a área. Minhas clientes que são turistas amam fazer fotos por lá!

Lugares Fotos Salvador

2. BARRA

Amo fotografar na praia, e um dos locais onde eu mais gosto de fazer ensaios é na praia da Barra. Lotada em finais de semanas, aconselho fazer o ensaio fotográfico em dias úteis da semana, pois o fluxo de pessoas é bem menor. O melhor horário para fotografar é no pôr do sol, é impossível você não se encantar! A Barra é uma das praias mais favoritas pelos soteropolitanos, próximo ao farol ainda tem outros lugares a serem visitados, tais como; Forte de São Diogo, o Morro do Cristo e o Porto da Barra.

Lugares Fotos Salvador

3. PARQUE DA CIDADE

O Parque da Cidade é uma opção totalmente diferente para quem quer fazer um ensaio fotográfico longe das praias. Depois da reforma o parque ficou bem mais organizado. Tem seguranças por toda a parte e banheiros para facilitar a troca de figurinos. Esse cenário naturístico é excelente para fazer um ensaio fotográfico com um contato maior com a natureza.

Lugares Fotos Salvador

4. CINEMA GLAUBER ROCHA

Frequentado por um público mais alternativo, o Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha é uma ótima opção se você procura uma locação mais moderna para as fotos. O cinema tem a tradição de manter uma programação eclética, mesclando filmes novos e antigos, sem mencionar a belíssima visão para a Baía de Todos os Santos. E sem contar que é muito bem localizado no centro da cidade, em frente a Praça Castro Alves.

Lugares Fotos Salvador

5. HUMAITÁ

Claro que não podia faltar uma alternativa na cidade baixa. Outro ótimo lugar para fazer um ensaio fotográfico é na Ponta de Humaitá.  Ainda próximo do local, tem o Forte Mont Serrat, que é um dos lugares mais antigos e tradicionais da história da antiga colônia. Super recomendo você conhecer esse lugar.

Lugares Fotos Salvador

6. SOLAR DO UNHÃO

Outro lugar que eu costumo fazer bastante ensaios é no Solar do Unhão. É uma das praias mais badaladas de Salvador ultimamente, inclusive recentemente a Anitta fez a gravação do clipe “Bola, Rebola” por lá. E aí, é badalada ou não é? Haha. E o ensaio fotográfico nem precisa ser o motivo de você fazer uma visitinha por lá. Os moradores são super educados, e lá tem uma visão incrível ao pôr do sol, é impossível você não se apaixonar! Para quem não conhece, fica colada ao MAM.

Lugares Fotos Salvador

7. COMÉRCIO

O Comércio é um bairro que abriga grande centros financeiros na cidade de Salvador, isso significa um cenário bem urbanizado. É lá onde você encontra o Mercado Modelo, um dos grandes pontos turísticos da capital baiana. O bairro também fica perto do MAM e da Praia da Preguiça, que é possível ir a pé e chegando rapidinho ao seu destino.

Lugares Fotos Salvador

8. PRAIA DA PREGUIÇA

Outra praia bem inexplorada de Salvador é a da Preguiça, que fica entre o Comércio e o Museu de Arte Moderna, o MAM. Quando eu fiz esse ensaio, choveu de mensagens de pessoas me perguntando onde ficava localizado. Então se você quer algo de diferente, lá é um ótimo lugar para fazer fotos.

Lugares Fotos Salvador

9. PARQUE DAS DUNAS

Esse é um dos lugares mais lindos para fotografar, e ao mesmo tempo muito pouco conhecido. O Parque das Dunas fica localizado na Praia do Flamengo, um verdadeiro oásis com lindas dunas brancas, que quando você chega parece que está em outra cidade, menos em Salvador. Lá você vai encontrar muitos animais e uma flora bastante variada, e toda a manuntenção do espaco é realizada por uma universidade criada para cuidar do local, a Unidunas. Agora tem que ficar atenta pois a taxa de visitação é de R$ 20 por pessoa.

Lugares Fotos Salvador

10. SANTO ANTÔNIO

Vizinho do Pelourinho, e também bastante parecido pela a sua Arquitetura, o Santo Antônio Além do Carmo é um outro ótimo lugar para fotografar em Salvador. Tem como fazer as fotos nos 2 lugares no mesmo dia sem problema algum.

Lugares Fotos Salvador

11. JARDIM DOS NAMORADOS

Se você gosta de praia e de esportes, o Jardim dos Namorados localizado no bairro da Pituba, consegue unir os dois. É um ótimo lugar para fotografar moda praia e moda fitness. Lá tem espaço para todos os esportes, basquete, futebol, skate, e por aí vai.

Lugares Fotos Salvador

12. RESIDÊNCIA

Sim! É possível que a sua casa vire um dos lugares para você fazer fotos. A sua residência tem o benefício de criar um ar mais íntimo e confortável. Nos ensaios fotográficos que eu faço sugiro 1 ou no máximo 2 pessoas na casa, senão a pessoa acaba ficando desconfortável e o ensaio acaba não fluindo do jeito que esperava. E sim, dá para fotografar em qualquer casa! Não importa se o espaço é grande ou pequeno, simples ou luxuoso, o que vai fazer diferença é o olhar do fotógrafo. E claro, uma boa iluminação natural.

Lugares Fotos Salvador

13. ESTÚDIO [EXTRA]

Fugindo dos ambientes externos, fotografar em estúdio é uma ótima ideia se você busca comodidade e segurança. Aqui não importa se o calor tá de matar, ou se está chovendo. Eu particularmente amo fotografar em estúdio, pois aqui existem infinitas possibilidade de brincar com a luz.

Lugares Fotografar em Salvador

HORÁRIOS

Falando em iluminação, não posso deixar de falar sobre a hora certa de fotografar. Olha, para ser sincero não há regras na fotografia pois ela é uma arte, e o que vale é a intenção do artista. Mas temos que conhecer os princípios dela e depois decidir fazer do nosso jeito. E com isso quero dizer que existe sim alguns horários melhores para fotografar do que outros. Eles são no comecinho da manhã ou então no finalzinho da tarde. A razão disso é porque nessas horas o sol não está tão quente assim. Repare que ao andar pela rua no horário de meio dia, você vai suar bem mais do que se estivesse andando às 17h. Não é verdade?

Lugares Fotos Salvador

BÔNUS!

Decidi criar um eBook (Livro Digital) para acabar com as principais dúvidas das minhas clientes ao fazer o seu primeiro ensaio fotográfico. Estou disponibilizando para você fazer o download gratuitamente logo abaixo. Vale a pena dar uma conferida. 🙂

Manual do Ensaio Feminino

Fiz um livro digital para orientar mulheres que nunca fizeram um ensaio fotográfico e são carregadas de dúvidas.