Como dirigir um ensaio feminino

Decidi a partir da minha experiência de fotografar mulheres, orientar fotógrafos para que o mercado de ensaios femininos fique com uma postura mais profissional, principalmente homens que atuam nessa área.

O que fazer ao fotografar um ensaio feminino

1. Sempre dê feedback positivo

Mesmo que ainda esteja no comecinho do ensaio, onde ainda estamos digamos que “aquecendo”, fale coisas positivas para que a mulher a ser fotografada sinta-se mais confortável. Diga coisas do tipo; “Assim tá perfeito!”, “Ótimo!”, “Assim mesmo!”. Jamais faça expressões de rejeição ao olhar as fotos através da tela da câmera, mesmo que as fotos não estejam tão legais assim.

2. Mostre as boas fotos

Quando você fazer uma foto maravilhosa que já fica imaginando a pós-produção, compartilhe com a sua cliente. Aposto que ela vai gostar da imagem e se sentir mais confiante, sendo assim ela vai perceber que está no caminho certo e irá se soltar mais. Mas não pare o ensaio toda hora para isso, senão fica cansativo.

3. Planeje o seu ensaio

Essa dica é sobre a pré-produção, aquele momento antes do ensaio. Combine dias antes as combinações de roupas que a sua modelo irá usar, dê dicas para ela baseado no estilo da sua fotografia, pois ela te contratou de acordo com o seu estilo fotográfico, então saiba orientar.

4. Cuidado na direção

Pessoas tem diversos biotipos corporais, e devemos respeitar isso de modo unânime. Portanto aquela pose que ficou maravilhosa em uma mulher, pode não ficar em outra e vice-versa. Você pode até inicialmente usar uma pose de referência, mas saiba dirigir corretamente, pedindo para ela sutilmente mude a posição do braço, perna, etc, até ficar em uma posição agradável.

5. Tenha ideias salvas

Dar um branco as vezes é super normal, seja do fotógrafo amador ao mais experiente, acredite! Mas saiba controlar isso de uma maneira profissional, que é salvando fotos de referências e conceitos fotográficos através do seu celular ou da própria câmera. Na hora que a pessoa for trocar de roupa, retocar a maquiagem ou simplesmente pedir uma pausa, discretamente olhe essas imagens e volte ao ensaio com novas percepções.

Ensaios Femininos



O que não fazer ao fotografar um ensaio feminino

1. Não toque na pessoa

Essa é a regra número 1! Jamais, em hipótese alguma toque na sua cliente sem permissão. Se o cabelo estiver desarrumado, ou uma alça da roupa estiver virada ao contrário, comunique com ela pedindo para ela mesma ajeitar. Mesmo ela permitindo seja extremamente profissional e não tente nenhuma gracinha, pelo amor de Deus! Fotógrafos desse tipo não duram muito no mercado. Uma dica que eu recomendo para homens que trabalham com ensaios sensuais e nu, é de contratar uma assistente mulher, ou permitir que ela leve alguém de convidado. Mas você também é capaz de fazer um trabalho nessa área sozinho, é só agir com profissionalismo.

2. Não haja por telepatia

Se você acha quem está modelando sabe ler sua mente, e imagina como você quer as fotos, você se engana. Não fique muito tempo calado, e sempre esteja se comunicando com ela, orientando principalmente na direção. Se você quer uma pose, faça essa pose você mesmo e mostre para ela. As vezes você pode pedir que ela coloque o braço direito na cintura, mas ai você está de frente para ela e consequentemente pode entender que é para colocar o braço esquerdo, ai você já sabe a confusão que dá né?

3. Não coloque-a em perigo

Olhe para os lados para ver se não vem carro, se onde ela está tem perigo de cair, fique sempre perguntando se ela topa fazer aquilo que você está pensando. Seja o mais cuidadoso possível e nunca ponha a modelo em situações de riscos. Segurança em primeiro lugar!

4. Não seja tão sério

Como eu disse no tópico 2, não fique sem falar nada e com a cara fechada o tempo todo. Você acaba transmitindo uma energia totalmente oposta se a sua intenção é que a cliente fique mais confortável. Você não precisa ser um comediante ou mudar sua personalidade, apenas interaja mais e tente ser o mais good vibes possível. Isso faz uma diferença enorme no resultado das fotos, pois com a modelo mais confortável, ela vai te dar mais poses e expressões melhores.

5. Não fale coisas desagradáveis

Tome sempre cuidado com o que você fala, nunca use termos pejorativos que faça com que a mulher sinta-se menosprezada e constrangida. Por exemplo, se você quer que ela levante mais os seios, você pode pedir para ela colocar os ombros para trás, com isso naturalmente se obtém o mesmo resultado. Jamais use expressões machistas, acredito que eu nem precisava citar isso né?

+ Dica Bônus

Na pós-produção, especificamente no tratamento de pele, não tire sinais e marcas do corpo, suavize esses efeitos, é bem melhor! Assim você não descaracteriza a pessoa. 😉

Qual a próxima dica que você quer ver por aqui? Digite abaixo nos comentários ou entre em contato comigo clicando aqui.

Baixe um ebook gratuito sobre poses clicando aqui.