Como desfocar o fundo

Um dos efeitos que as pessoas mais usam para deixar as fotos com um aspecto de mais profissionalismo é desfocar o fundo. Onde a gente foca no primeiro plano e desfoca o segundo, lembrando que também pode ser o contrário. Se você já estudou sobre fotometria já deve ter ouvido falar em profundidade de campo, quanto menos, maior será o desfoque. Tá, mas como é feito?

Distância entre objetos

Um fator que influencia bastante para desfocar o fundo é a distância do primeiro para o segundo plano. Quanto mais longe o fundo estiver do assunto principal, maior será o desfoque. O enquadramento também faz toda a diferença, se aproxime do assunto dando destaque para ele.

Como desfocar o fundo
O principal motivo do desfoque do fundo aqui, foi a distância entre os objetos e não a abertura. Observe que a abertura da segunda foto está maior do que na primeira, e mesmo assim o desfoque não foi maior. A proximidade entre os objetos na primeira foto foi de 1 metro, já na segunda imagem foi de 20cm.

Modo semi-automático

Uma dica rápida é usar o modo semi-automático, caso você ainda não tenha total controle com o modo manual. Esse é um modo em que você só altera a abertura da lente, feito isso é só abrir o diafragma o máximo possível e pronto! Para Nikon a sigla é “A“, já em câmeras Canon é “Av“. Essa opção fica do lado do botão de disparo.

Como desfocar o fundo
Não tenha medo de usar modos automáticos as vezes, porém aprender a fotografar em modo manual é fundamental para quem quer trabalhar com fotografia.





Abertura

A principal técnica para desfocar o fundo é de abrir o diafragma o máximo que você puder, para saber qual é a maior abertura que a sua lente suporta, é só olhar os números na frente dela. A abertura máxima da lente do kit (18-55) é de f/ 3,5. Já a Yongnuo 50mm é de f/ 1,8. Mas não se confunda com os números! Quanto menor o número, maior a abertura. Sim! E quanto maior o número, menor a abertura. Ou seja, a abertura f/ 2 é maior do que a abertura em f/ 8.

Como desfocar o fundo
Como eu fechei mais o diafragma da lente, tive que ajustar a fotometria elevando o ISO. Deixando claro que, o ISO não interfere no desfoque do fundo.

Lentes

Lentes com maior distância focal resultam em um desfoque maior. Por exemplo, uma lente 85mm com as mesmas configurações de fotometria que uma 50mm, irá ter um desfoque maior. Uma lente 200mm com configurações idênticas, irá desfocar mais o fundo do que uma 85mm, e por aí vai.

Como desfocar o fundo
Então é isso pessoal, espero que eu tenha ajudado vocês. Caso tenha alguma dúvida ou queira dar sua opinião sobre o que eu devo falar no próximo post, é só postar nos comentários ou entrar em contato comigo, até a próxima! 😉