8 Dicas para Você Vender Fotos usando o seu Instagram

Ter somente um bom número de seguidores não é o suficiente para gerar vendas no Instagram. Eles podem não estar alinhados com a sua empresa, ou até mesmo ser fakes ou comprados. Eu vou te ensinar as estratégias certas para você vender muito mais usando o seu perfil do Instagram.

1. PRIMEIRA IMPRESSÃO

Quando as pessoas entram na sua página do Instagram elas olham diretamente para a sua bio e foto do perfil, se elas não gostarem imediatamente vão sair. Portanto seja breve e capriche explicando na bio o que você faz. Coloque opções de contatos como e-mail e telefone para facilitar a comunicação. Se você é um fotógrafo ou fotógrafa, é regra ter uma boa foto no perfil. Algumas pessoas optam por colocar o logo da empresa, na minha opinião indico colocar um bom retrato, pois “humaniza” mais e cria uma conexão melhor com o/a possível cliente. Se você possui um negócio local não esqueça de colocar a cidade na bio.

Como vender mais usando o Instagram

2. CONTEÚDO

O que facilita para manter a atenção do seu público é um ótimo conteúdo, e isso precisa ser constantemente alimentado. Sempre coloque boas imagens ou vídeos que refletem o quão boa a sua empresa é. Não fique fazendo posts de promoções e ofertando o tempo todo, se você espera vender mais com isso o efeito é totalmente contrário, e vai gerar muitos unfollows. Se você tem somente 5 ideias de posts distribua isso ao longo da semana ao invés de postar tudo de uma vez. Seja consistente com o seu conteúdo, não poste tudo em um dia e passe o resto da semana sem nada para oferecer a sua audiência. É importante ter um público-alvo já definido, se o seu perfil de cliente ideal são mulheres de 20 anos, os posts tem que ser criados como se você estivesse conversando com uma mulher de 20 anos. A comunicação certa fará com que você se aproxime mais da sua audiência.

Como vender mais usando o Instagram

3. PERFIL COMERCIAL

Essa é outra regra de ouro se você quer vender mais usando o Instagram, e qualquer pessoa pode ter pois é gratuito. Um perfil comercial permite você ver informações detalhadas sobre o seu público, você irá conhecer detalhes como idade dos seus seguidores, onde moram, dados específicos das suas publicações e muito mais. Isso tudo facilita a criação de estratégias para atrair mais clientes. Ative o seu perfil para negócios indo até as configurações do Instagram no aplicativo > Conta > e habilite “Mudar para conta profissional” e selecione Empresa. Depois complete os dados com suas informações.

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4. HASHTAGS

As queridinhas do mundo digital, as #hashtags estão aí para te ajudar a alcançar novos seguidores para o seu perfil no Instagram. Utilize palavras que estão relacionadas ao seu trabalho, ou que tem a ver com a foto postada. Isso fará com que as pessoas que pesquisarem pela hashtag citada, irá visitar a sua página. O limite atual para usar as hashtags são 30 por post, mas use entre 5 a 10, mais do que isso o Instagram pode te bloquear por SPAM, sim, o famoso “ShadowBan“. Eu já fui vítima e te garanto, sair disso não é nada fácil. Para ver se o seu perfil foi afetado pelo ShadowBan clique aqui.

Pesquise antes de postar as hashtags, algumas podem estar banidas por conteúdo explícito e sua conta também pode ser punida. Também não poste hashtags com mais de 2 milhões de posts, dificilmente a sua postagem será vista. E por outro lado, também não use hashtags com um alcance de menos de 5 mil pois também não será visto.

O ideal é misturar hashtags de pequeno, médio e longo alcance. Separei algumas hashtags que eu uso no meu negócio de fotografia.

50 mil
#lightroomtone
#editingphotos
#modelshoots
#portraitsdaily

200 mil
#photoshopedit
#fashionswimwear
#swimwearfashion
#acervofotografico

500 mil
#lightroommasters
#retratosfemininos
#portraitmodel
#swimwearph

2 milhões
#ensaiofeminino
#ourmoodydays
#portraitcentral
#beachstyle

5. ATENDIMENTO

Parece até uma dica boba, mas muuuitas pessoas pecam nesse assunto. Respondem de qualquer jeito, demoram nas respostas, ou até pior, deixam falando sozinhas. Ter um bom atendimento é um diferencial para criar valor, e não é somente no ramo profissional que a educação é valiosa. Em nossa vida pessoal ela também é essencial, pois sendo gentil com as pessoas você cria oportunidades de crescimento. Ouça bastante o que a pessoa tem a dizer, e assim você irá ter sucesso nas vendas.

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6. PARCERIAS

O poder que grandes influenciadores digitais têm sobre sua audiência pode ser útil para você também. Veja alguns perfis que coincidem com a sua marca e proponha ofertas de parcerias onde as 2 partes ganhem. O Marketing de Influência nos últimos tempos têm crescido bastante, as pessoas deixaram de confiar na publicidade tradicional e têm apostado em celebridades da internet, como blogueiras e youtubers. Existem os sorteios também, uma grande proposta para trazer mais seguidores ao seu perfil, mas lembre-se que eles vem apenas pelo prêmio, muitos depois do resultado deixam de seguir você.

7. SEO NO INSTAGRAM

Você sabe o que é SEO? São um conjunto de estratégias que fazem o seu site aparecer nas primeiras posições do Google. Mas isso também existe no Instagram e vou te ajudar a aparecer nos primeiros resultados das pesquisas. Se você usa mais de uma rede social para vender, o ideal é usar o mesmo @user em todas as plataformas. Exemplo: Facebook: @beachmodapraia, Instagram: @beachmodapraia. Tente colocar o que você faz no seu user, outro exemplo: @rafaelamaltezfotos, obviamente usei o “fotos” pois o exemplo dado trabalha com fotografia. Outra dica bastante legal é usar a localização nos seus posts e stories, assim quando as pessoas pesquisarem um lugar, o seu conteúdo automaticamente irá aparecer. E por fim, publique muito! Quanto maior a quantidade, mais nas primeiras posições você irá aparecer.

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8. ANÚNCIOS

Não separar uma verba mensalmente para publicidade é um suícidio digital. Cada vez mais o Instagram entrega menos para quem te segue, aprender a usar o Instagram Ads corretamente irá triplicar ou até mais as suas vendas. Porém isso vai muito mais além do que apenas clicar em “Impulsionar publicação”, fazendo isso da maneira errada terá o efeito contrário, e além de você tentar vender para um público que não está qualificado, irá torrar o seu dinheiro. Recomendo estudar bastante sobre o assunto.

 

 

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