5 MOTIVOS QUE PODEM FAZER VOCÊ FALIR NA FOTOGRAFIA

É bastante comum ver fotógrafos colocarem a culpa na cliente que não dá valor ao trabalho, ou em profissionais cobrando muito pouco e “prostituindo” o mercado, e até colocam a culpa no equipamento, mas nunca assumem a responsabilidade de que o motivo do pouco rendimento são eles mesmos.

Para viver de fotografia não basta apenas ter um feed legal no Instagram e esperar os clientes aparecerem do nada, você tem que ter estratégias sólidas e eficazes que irão trazer dezenas de orçamentos todos os dias da semana.

O intuito desse artigo não é botar pânico, e sim ligar o sinal de alerta caso você enfrente algum desses problemas listados abaixo, assim você vai ter tempo de reação necessário para salvar o seu negócio. Confira agora os 5 erros fatais que podem levar a sua carreira de fotógrafo(a) à falência.

01. SEU SITE NÃO APARECE NO GOOGLE

Ou pior, não tem nem site! Me diz uma coisa, quando você tem interesse em comprar algo, onde você pesquisa? Aposto que é o Google, né? E certamente quando a sua cliente procura por um fotógrafo, adivinha onde ela pesquisa primeiro? Atualmente estima-se que são realizadas 5,5 bilhões de buscas por dia no Google, ou seja, mais de 63.00 buscas por segundo.

Se liga nesses dados também, 68% de todos os cliques do Google vão para os 3 primeiros resultados, e 75% dos usuários não passam da primeira página de pesquisa. Por isso é fundamental que o seu site apareça nas primeiras posições de busca.

02. INSTABILIDADE FINANCEIRA

Tem mês que você vende muito, tem mês que você vende pouco, e tem até mês que você não vende nada! Sabia que essa instabilidade é um dos maiores motivos para as empresas em geral quebrarem? Vou te mostrar uma situação hipotética.

JANEIRO
Total em Vendas: R$ 2.532
Dívidas/Custos: R$ 1.165
Saldo: R$ 1.367

FEVEREIRO
Total em Vendas: R$ 925
Dívidas/Custos: R$ 1.365
Saldo: – R$ 440

MARÇO
Total em Vendas: R$ 1.832
Dívidas/Custos: R$ 2.429
Saldo: R$ 597

ABRIL
Total em Vendas: R$ 2.865
Dívidas/Custos: R$ 1.673
Saldo: R$ 1.192

Essa instabilidade nas finanças ocorre frequentemente com você? É bom ter atenção, é provável que em algum momento você se embole numa avalanche de dívidas e não tenha condições de pagar.

Como vender mais usando o Instagram

03. SEM PRESENÇA NAS REDES SOCIAIS

Quem não é visto, não é lembrado, isso se aplica perfeitamente no cenário atual da fotografia digital. Se você passar muito tempo OFF das redes sociais será facilmente esquecido por seus seguidores, ou você acha que é o único fotógrafo ou fotógrafa que eles seguem? Você precisa criar constantemente bons conteúdos para gerar engajamento, ganhar seguidores, e converter em clientes. E não pode ser qualquer conteúdo, tem que ser de qualidade. Afinal, existem outros milhares de profissionais em fotografia com quem você vai ter que brigar pela atenção dos seus seguidores.

Além de postar fotos de trabalhos compartilhe a sua rotina na fotografia, making of de ensaios ou eventos, e dicas de fotografia para o seu público. Assim você vai gerar mais valor e reter uma atenção maior. Se no seu perfil tiver apenas fotos de trabalhos vai gerar uma saturação de conteúdo, ou seja, mais do mesmo e os seus seguidores ficarão entediados.

Como vender mais usando o Instagram

04. ATRAI O PÚBLICO ERRADO

Muitos pensam que devem atuar em diversas áreas da fotografia ao mesmo tempo pois irão ter um retorno financeiro maior, mas se enganam. Essa ideia de querer fotografar tudo misturado é para iniciantes, é válido apenas no começo para identificarmos qual área gostamos mais de fotografar. O mercado de trabalho, seja em qualquer profissão está cada vez mais competitivo, se especializando a sua imagem vai ficar muito mais reconhecida e você poderá cobrar mais caro por seus serviços.

Muitas pessoas se confundem com os termos “público-alvo” e “persona”, eles se parecem mas não são iguais. Exemplo:

Meu Público-alvo: Mulheres de 22 a 30 anos que residem em Salvador.

Minha Persona: Marina, 26 anos, acabou de se formar em arquitetura, gosta de festas e viajar.

Você precisa definir para quem quer vender, com essas informações você irá criar estratégias eficazes de Marketing e Comunicação.

Sinais que você está atraindo um público errado:

  • “Quando vai ter promoção?”
  • “Nossa, tá muito caro!”
  • “Faz fotos em troca de divulgação?”

05. NÃO INVESTE EM PUBLICIDADE

Como vender mais usando o Instagram

A cada dia que passa o Instagram e o Facebook distribui menos o seu conteúdo para quem te segue, e não tem nada de errado nisso, afinal são empresas que assim como a sua precisam lucrar, e você está no território que não é seu. Por isso é fundamental ter um site, lá você pode fazer o que quiser, sem ser censurado(a), mas para a sua possível cliente chegar lá ainda precisamos das Redes Sociais ou do Google.

Existem muitas outras ferramentas de anúncios na internet, mas as principais para nós fotógrafos são o Facebook Ads e o Google Ads.

Facebook Ads: Você distribui o seu conteúdo no Facebook e no Instagram, o mínimo para investir é R$ 5, mas é claro que você não vai trazer 50 clientes em uma semana apenas com essa verba. Comece com pouco e vá aumentando gradualmente, baseado nos testes e resultados que teve com as primeiras campanhas.

Google Ads: Com essa plataforma você vai aparecer nas primeiras posições do Google em questão de horas, aqui o mínimo para começar é R$ 40, mas geralmente os custos mensais do Google Ads são menores que o Facebook Ads, pois são estratégias e públicos diferentes.

No Instagram ou Facebook as pessoas não estão procurando nada para comprar, você tem que criar esse desejo. Já no Google as pessoas já estão procurando por determinado produto ou serviço.

As ferramentas de Marketing foram, são e sempre serão fundamentais para profissionais aumentarem o seu valor e se destacarem dentro do mercado. Para não ficar pra trás é fundamental que você se renove constantemente, não investir em publicidade online nos dias de hoje é um suicídio digital.

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